Santuário Bom Pastor

Santuário Bom Pastor

Inaugurado oficialmente em maio de 2017, a construção do primeiro santuário católico de Cariacica foi iniciada em março de 2010. O local possui uma coluna de 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 10 andares, com pinturas que remetem ao Bom Pastor, além de vitrais com motivos religiosos.

O atual reitor do Santuário Bom Pastor é o padre Anderson Gomes. No local, são celebradas missas diárias. Aos domingos, são quatro missas celebradas para atender a demanda da população e dos visitantes.

A inauguração do santuário ocorreu antes mesmo da finalização das obras, por ocasião da celebração dos 50 anos de paróquia, fundada em 08 de abril de 1967. O novo tempo foi erguido no mesmo local onde antes existia a Igreja Matriz Bom Pastor.

História

A história do local começou nos anos 50, quando a região de Campo Grande crescia e passou a receber novos habitantes em busca de emprego e melhores condições de vida. Nessa época, Padre Ambrósio da congregação dos Passionistas, que era da Paróquia Santa Maria Goretti, em Jardim América – Cariacica, começou a visitar essa região e observou a necessidade de um lugar em que as pessoas pudessem se reunir para a oração comunitária e realização de Missa e Celebrações.

Na ocasião, os fiéis se reuniam embaixo de árvores, por não ter um local próprio. Em 02 de novembro de 1952, iniciou-se a construção da pequena capela dedicada ao Divino Espírito Santo, tendo sua conclusão em 06 de março de 1956, sendo a primeira igreja católica da região de Campo Grande.

O terreno foi reservado pelo empreendedor Expedito Garcia, que hoje dá nome a uma das principais avenidas de Cariacica. Oito anos após a inauguração da capela, ela já estava pequena para a quantidade de fiéis que a frequentavam e um novo projeto foi feito para a construção de um templo maior.

Em março de 1964, iniciaram as obras de fundação para a construção de uma nova igreja, porém, as obras foram embargadas pelo arcebispo da época, Dom João Batista, sob a alegação de que o projeto era suntuoso e arrojado demais. Mesmo descontentes, os moradores encomendaram um novo projeto, que resultou na matriz dedicada ao novo padroeiro, Bom Pastor, escolha feita pelos moradores em plebiscito e aceita pelo arcebispo.

Em 12 de setembro 1965, aconteceu a primeira missa celebrada por padre José Carlos Barbosa, que conclui a obra antes de deixar a comunidade, em 1969. Nessa época, houve a instalação do Concílio Vaticano II, e a partir disso, a Arquidiocese de Vitória teve sua renovação com a criação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o que trouxe grande impulso para a Paróquia do Bom Pastor, recém-criada. As comunidades se espalharam pelos bairros vizinhos criados pelos novos habitantes do entorno de Campo Grande.

Vendo o empenho e crescimento dessa comunidade em 08 de abril de 1967, Dom João Batista da Mota e Albuquerque autorizou em definitivo o decreto de criação da nova paróquia, atendendo a população que havia eleito o Bom Pastor como padroeiro. Esse decreto foi assinado por Monsenhor Romulo Neves Balestrero, que à época era Vigário Geral da Arquidiocese.

Monsenhor Romulo se tornou pároco da Paróquia Bom Pastor em 1975, onde atuou por 30 anos, até sua morte. Por este motivo, atualmente diversos locais levam o nome do Monsenhor Rômulo Neves Balestrero.

(Fonte: www.santuariobompastor.com)

É um Agente de Turismo em Cariacica e gostaria de fazer parte do nosso guia?

Aumente sua visibilidade! Basta cadastrar seus dados aqui!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.